Blog

Doenças da vida moderna: fique atento à Síndrome de Burnout

Veja como o estilo de vida que temos hoje, conectado e de alta performance, nos levou a um novo estado de vulnerabilidade a diversos tipos de doenças psicológicas.

A vida moderna trouxe uma infinidade de recursos que proporcionam mais facilidades e velocidade para o nosso cotidiano. Com a banda larga e principalmente a internet móvel, tudo ficou acessível 24 horas por dia em praticamente qualquer lugar, mas isso veio com um custo para a nossa saúde mental.

Essa conexão 24 horas por dia tornou a nós mesmos disponíveis, atentos e engajados excessivamente, e esse quadro pode ter influência em uma grande quantidade de doenças psicológicas, como ansiedade, depressão, adicção midiática (que é o vício no uso da internet ou recursos digitais em geral) e a Síndrome do Esgotamento Profissional, também conhecida como Síndrome de Burnout.

Vamos falar um pouco sobre essa doença psicológica da modernidade, como reconhecê-las e que tipo de tratamento existe para elas.

O que é Síndrome de Burnout (ou Síndrome de esgotamento profissional)

Diferente da compulsão em trabalho (a doença dos chamados workaholics) que vem sendo discutida desde os anos 80, a Síndrome de Burnout está diretamente relacionada com modos de produção bem atuais.

A digitalização e integração à internet dos ambientes de trabalho (e da vida como um todo) gerou mais eficiência no geral, mas também mais imediatismo, e uma corrida por resultados ainda mais agressiva do que aquela que havia em outras décadas. A rotina diária atrás dessa eficiência cada vez maior é uma das prováveis causas da Síndrome de Burnout.

Segundo o Ministérios da Saúde, este é “um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade”

Em outras palavras, a Síndrome de Burnout é um estado de cansaço extremo, mental e físico, causado por uma rotina de trabalho excessivamente intensa e prolongada em “alta performance”.

Esta síndrome, porém, vai além de um cansaço comum, e costuma deixar efeitos muitas vezes graves em outros campos da vida. Alguns dos sintomas do burnout são:

  • Dores de cabeça frequentes
  • Insônia
  • Alterações de humor
  • Dificuldade de concentração
  • Isolamento
  • Tristeza intensa
  • Afastamento de atividades que antes eram prazerosas
  • E por fim, colapso físico e mental, cuja recuperação pode inclusive exigir intervenção médica.

Como é o tratamento da Síndrome de Burnout?

O tratamento da Síndrome de Burnout consiste em psicoterapia, mas dependendo da intensidade do caso pode envolver o uso de medicamentos. Em paralelo à psicoterapia também é comum que a pessoa tenha que dar uma pausa na rotina profissional para obter uma recuperação mais rápida.

A intervenção, porém, não pode ser feita apenas no nível paliativo, de controle dos efeitos. Para que a pessoa tenha uma melhora real é fundamental que também haja mudança nas condições e intensidade do seu trabalho, nos seus hábitos diários e no seu estilo de vida como um todo.

Outras recomendações que ajudam na recuperação

Além do tratamento psicoterapêutico e mudanças de hábitos para torná-los mais saudáveis, também há recomendações que são benéficas para praticamente todos os problemas de saúde mental. Elas incluem:

  • Atividades físicas regulares
  • Alimentação adequada e saudável
  • Convívio frequente com família e amigo
  • Manter um controle do uso do tempo para cada parte de sua vida

Não demore em procurar ajuda de um psicólogo

A Síndrome de Burnout pode se apresentar em diferentes intensidades e progredir de formas bastante específicas de uma pessoa para outra. Por esse motivo é difícil apontar o momento certo de procurar tratamento.

Mas como regra geral a minha recomendação é: quando você começar a perceber que algum sintoma está incomodando, procure um psicólogo. Dessa forma você reduz o tempo que vai passar em sofrimento e acelera sua recuperação ao seu estado de normalidade.

As consultas podem ser presenciais e online, com autorização do Conselho Regional de Psicologia, e podem ajudar você nos casos de burnout e outras situações que requerem apoio psicológico.

Se identificou com algum desses sintomas? Você pode agendar seu atendimento ou falar diretamente comigo pelo número (27) 99978-0990 ou pelo WhatsApp.

Cuide bem de você! =D

Isso foi útil?
+1
0
+1
0
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

A meditação e seus benefícios 1

A meditação e seus benefícios

Sabia que além de acompanhamento psicológico, remédios e atividade física, a meditação também pode ajudar no tratamento da ansiedade.

Transtornos mentais causados pelo trabalho 2

Transtornos mentais causados pelo trabalho

Já ouviu a famosa frase: o trabalho dignifica o homem? Mas o que fazer quando ele se torna uma fonte de desenvolvimento e agravamento de doenças psicológicas?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução 3

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução

Todo mundo conhece alguém que já passou por um evento traumático que gostaria de esquecer. Mas quando essas memórias negativas começam a atrapalhar sua vida no presente por muito tempo, é hora de investigar se você não desenvolveu estresse pós-traumático.

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática 4

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática

Você sabe a importância do acompanhamento psicológico na cirugia ortognática?

Teste: será que você tem hipocondria? 5

Teste: será que você tem hipocondria?

Quando você ouve falar de uma doença já fica preocupado, acreditando que pode estar sofrendo dela? Quando sente uma dor, faz várias buscas na internet, já imaginando ter a pior doença sugerida? Será que é hora de buscar ajuda.

Você conhece as principais abordagens da psicologia? 6

Você conhece as principais abordagens da psicologia?

Existe uma grande quantidade de abordagens disponíveis dentro da psicologia para cuidar da nossa saúde mental, descubra qual pode ser mais adequada pra você!

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares 7

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares

A gravidez é um período de muita felicidade, mas também vulnerabilidade física e emocional e ter um apoio psicológico é fundamental para aliviar o turbilhão de emoções vivenciado pela família.

As causas psicológicas da insônia 8

As causas psicológicas da insônia

Dormir tem sido um desafio na sua vida? Saiba as causas psicológicas da insônia e como um psicólogo pode ajudar você a se libertar desse problema.

Vamos conversar?
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋
Às vezes precisamos de uma mãozinha com alguns problemas. Um psicologo pode te ajudar em vários desses problemas. Agende seu primeiro atendimento!