Blog

Os benefícios da atividade física para a sua saúde mental

A atividade física além de deixar seu corpo mais tonificado, proporciona diversos benefícios para sua saúde mental sendo uma grande aliada no tratamento de transtornos psicológicos.

Já percebeu que pessoas que fazem atividade física regular normalmente andam por aí com um sorriso no rosto e costumam estar com a autoestima elevada? Esses são alguns dos vários benefícios que a prática de exercício costuma proporcionar. Estamos passando por um momento bem delicado, mas isso não invalida a discussão sobre os benefícios da atividade física.

A atividade física contribui para o fortalecimento muscular, melhora o condicionamento cardiorrespiratório, atua na redução do risco de diversas doenças como diabetes, patologias cardiovasculares, osteoporose, obesidade e alguns cânceres. A prática aumenta a qualidade do sono e até a expectativa de vida. Também ajuda na autonomia e prevenção de quedas de pessoas que estão na terceira idade. 

E por mais que você não goste da rotina na academia e não possa malhar durante os 7 dias da semana, há diversas opções como uma simples caminhada, natação, corrida, pilates, dança e até artes marciais, que podem se adequar ao seu perfil. Desde que você pratique com periodicidade, movimente seus músculos e queime calorias, você pode usufruir das diversas vantagens que o exercício físico traz.

Mas além de trazer inúmeros benefícios para o corpo, a atividade física também é uma importante ferramenta no tratamento de diversos transtornos psicológicos. Durante a prática, são liberadas no nosso cérebro a endorfina e a serotonina, conhecidas como o hormônio da felicidade e do se sentir bem, que proporcionam benefícios, como:

  • Melhoria do humor
  • Disposição física e mental
  • Relaxamento do corpo
  • Alívio de dores e tensões musculares
  • Melhora na concentração e memória
  • Diminuição do estresse
  • Fortalecimento do sistema imunológico
  • Efeito antienvelhecimento
  • Combate à depressão e ansiedade
  • Queima de calorias, ajudando a perder peso
  • Melhoria na flexibilidade, elasticidade e postura
  • Redução das dores crônicas
  • Controle da pressão sanguínea

Esses são só alguns dos efeitos positivos que esses hormônios trazem para o nosso corpo. Vamos agora entender melhor a relação entre eles e o tratamento de transtornos mentais.

Atividade física e transtornos mentais

Como vimos acima, ao praticar exercícios físicos liberamos hormônios que dão uma enorme sensação de bem-estar. Pessoas que se exercitam, além de terem os benefícios físicos, se sentem mais ativas durante o dia, têm melhores noites de sono, conseguem relaxar mais e serem mais positivas.

Mas além dessas, há outras vantagens trazidas pela prática regular que são muito importantes no tratamento de doenças psicológicas. Quando estamos nos exercitando, nosso foco tende a ficar no presente. Nossa mente fica ocupada com o exercício e nos dá uma folga das preocupações e sentimentos negativos.

A sensação de controle e segurança do nosso corpo e nossa mente trazida pelos exercícios físicos também auxilia no tratamento dessas doenças, já que em alguns casos, é comum a pessoa sentir descontrole físico e emocional. E a quebra da rotina, que vem com o fato de você sair de casa para praticar uma atividade, ajuda a interromper o ciclo paralisante que a depressão e ansiedade trazem.

A alimentação balanceada que costuma acompanhar aqueles que praticam exercícios físicos fornece os nutrientes necessários para o equilíbrio de sua saúde mental. E se você for se exercitar durante o dia e ao ar livre, ainda se beneficia com a absorção da vitamina D, que tende a diminuir as chances de um episódio depressivo.

Atividade física e depressão

Aliada à terapia, a prática de exercícios é um tratamento eficaz para uma depressão leve, com a vantagem de não ter os efeitos colaterais de uma medicação antidepressiva. A prática estabelece uma nova rotina, que reduz as chances de novos episódios depressivos, além energizar o corpo com os hormônios, trazendo a sensação de bem estar e felicidade.

Os exercícios também promovem mudanças cerebrais, como a redução de inflamações e o crescimento de novas células, melhorando o desempenho geral do cérebro.

Atividade física e ansiedade

Como já falamos acima, a atividade física promove a sensação de bem estar e por promover o foco na ação e no presente, consegue interromper o fluxo de pensamentos negativos e preocupações, tão comuns na depressão e ansiedade.

Auxilia também em outros sintomas como a confusão mental e tontura,  já que aumenta o fluxo de oxigênio no nosso corpo (que normalmente é reduzido quando estamos em algum episódio de ansiedade) além de ajudar a ter melhores noites de sono, combatendo a insônia que é outro mal da ansiedade.

Atividade física e o estresse

Quando estamos estressados, sentimos o corpo tenso e às vezes rígido. Temos dificuldade em relaxar o rosto, pescoço e ombros, além de ficar com uma incômoda e persistente dor lombar ou enxaqueca. O incômodo e até preocupação que esses sintomas trazem podem aumentar o estresse e intensificar o desconforto, criando um ciclo vicioso. O exercício, ao liberar endorfina e serotonina e aliviar a tensão muscular e relaxar os músculos, é uma forma eficaz de quebrar esse ciclo.

Atividade física e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade

Como já falamos, a atividade física melhora a concentração, memória, o foco e o humor, reduzindo assim os sintomas que geralment estão associados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

O tratamento psicológico associado à atividade física

Apesar de seus inúmeros benefícios para a mente e o corpo, em muitos casos, apenas a atividade física não será totalmente eficaz no tratamento dos distúrbios psicológicos. Como explicamos, a prática física é uma importante aliada da psicoterapia no tratamento da ansiedade, depressão, estresse e TDAH. Quando o indivíduo tem um acompanhamento psicológico e se exercita, ele consegue evoluir melhor no tratamento, além de ter todas as vantagens que a prática oferece.

Está se sentindo ansioso, muito triste ou estressado? Comece a se movimentar e busque ajuda profissional! Eu realizo consultas agendadas de forma presencial ou online.

Entre em contato pelo número (27) 99978-0990 ou pelo WhatsApp. E se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, use o espaço dos comentários para enviá-las.

Cuide bem de você! =D

Isso foi útil?
+1
0
+1
0
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

A meditação e seus benefícios 1

A meditação e seus benefícios

Sabia que além de acompanhamento psicológico, remédios e atividade física, a meditação também pode ajudar no tratamento da ansiedade.

Transtornos mentais causados pelo trabalho 2

Transtornos mentais causados pelo trabalho

Já ouviu a famosa frase: o trabalho dignifica o homem? Mas o que fazer quando ele se torna uma fonte de desenvolvimento e agravamento de doenças psicológicas?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução 3

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução

Todo mundo conhece alguém que já passou por um evento traumático que gostaria de esquecer. Mas quando essas memórias negativas começam a atrapalhar sua vida no presente por muito tempo, é hora de investigar se você não desenvolveu estresse pós-traumático.

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática 4

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática

Você sabe a importância do acompanhamento psicológico na cirugia ortognática?

Teste: será que você tem hipocondria? 5

Teste: será que você tem hipocondria?

Quando você ouve falar de uma doença já fica preocupado, acreditando que pode estar sofrendo dela? Quando sente uma dor, faz várias buscas na internet, já imaginando ter a pior doença sugerida? Será que é hora de buscar ajuda.

Você conhece as principais abordagens da psicologia? 6

Você conhece as principais abordagens da psicologia?

Existe uma grande quantidade de abordagens disponíveis dentro da psicologia para cuidar da nossa saúde mental, descubra qual pode ser mais adequada pra você!

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares 7

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares

A gravidez é um período de muita felicidade, mas também vulnerabilidade física e emocional e ter um apoio psicológico é fundamental para aliviar o turbilhão de emoções vivenciado pela família.

As causas psicológicas da insônia 8

As causas psicológicas da insônia

Dormir tem sido um desafio na sua vida? Saiba as causas psicológicas da insônia e como um psicólogo pode ajudar você a se libertar desse problema.

Vamos conversar?
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋
Às vezes precisamos de uma mãozinha com alguns problemas. Um psicologo pode te ajudar em vários desses problemas. Agende seu primeiro atendimento!