Blog

7 dicas infalíveis para se dar bem com sua rotina

Você tem dificuldade em manter uma rotina saudável? Vou te ajudar a encontrar o equilíbrio necessário para ter uma vida com bons hábitos.

Uma rotina diária bem definida é um dos recursos mais poderosos no controle de muitos problemas psicológicos. Isso porque a rotina organiza as suas atividades, elimina os problemas decorrentes de atrasos e cancelamentos de compromissos, reduz o tempo gasto em tomada de decisões e “amarra” pontos importantes do seu dia, como a hora de acordar e dormir, e isso tudo contribui para que você tenha também uma mente organizada, focada e saudável.

Mas todos sabemos que estabelecer e principalmente manter uma rotina não é das tarefas mais fáceis que existem. É bastante comum começarmos com todo o gás e irmos perdendo a energia e a disposição conforme os dias passam. Além disso, muitas pessoas têm dificuldade em fixar um roteiro diário porque não gostam da repetição constante das atividades. Felizmente, existem várias maneiras de tornar mais fácil e prazerosa a incorporação de um novo hábito à sua vida, e é o que eu vou apresentar para você neste artigo.

Porque é importante ter uma rotina

Como já falei no artigo sobre rotina e saúde mental, uma rotina bem estabelecida diminui o estresse (já que reduz o número de decisões a serem tomadas durante o dia), traz previsibilidade, nos ajuda a focar no presente, a administrar as emoções e a equilibrar o relógio biológico. 

Com tudo isso, a rotina ajustada nos ajuda a ter um dia produtivo, a alcançar as metas que estabelecemos e a nos sentir bem diariamente.

Falta de rotina é um dos primeiros sintomas de um transtornos mental se agravando

Rotina e saúde (tanto física, quanto mental) têm tudo a ver. Tanto é, que é possível medir a saúde mental de alguém analisando como estavam e como estão hoje as suas atividades cotidianas.

A pessoa que já não tem mais um horário fixo para dormir/acordar, que não consegue encontrar tempo para ver os amigos e família, que falta constantemente ao trabalho e que passa tempo demais em atividades solitárias muitíssimo provavelmente está com algum problema da ordem psíquica se tornando mais e mais grave.

Por outro lado, é possível perceber algum nível de recuperação de uma pessoa no momento em que identificamos que ela está conseguindo reestruturar sua rotina diária.

Parece, mas não é mágica, é biologia mesmo. Como todos os outros animais, nós também temos uma fisiologia que precisa de certos horários e ciclos fixos, sem os quais ela não pode funcionar adequadamente.

Despertar e dormir nos mesmos horários ajuda na produção de hormônios essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Ao acordar cedo, liberamos cortisol de forma gradual ao longo do dia e esse processo ajuda a regular o metabolismo e os níveis de açúcar no sangue.

Não se cobre demais e nem de menos. Equilíbrio é a chave

Há uma analogia excelente para explicar o ponto correto de rigidez quanto à sua rotina. Pense na corda de um violão: se estiver frouxa demais, ela não dá som, se estiver apertada demais, ela se rompe.

Trazendo isso para sua vida, se você por um dia ou outro perder a hora de alguma atividade, não se martirize. A autocobrança excessiva pode inclusive dificultar o estabelecimento da rotina, já que impõe a você padrões de comportamento inalcançáveis.

Também não é o caso de ser permissivo demais com os seus deslizes a ponto de simplesmente não se ter mais uma rotina. Lembre-se que os benefícios da rotina só podem ser desfrutados com a repetição insistente.

A ideia é que você se permita cometer erros, desde que a correção acompanhe todos eles e o objetivo final não seja nunca perdido. Se você continuar caminhando apesar dos tropeços pelo caminho, pode ter confiança de que a rotina será estabelecida e seus benefícios chegarão à sua vida.

A rotina não precisa ser chata

Como falei, algumas pessoas podem sentir dificuldade de seguir uma rotina, seja por achar que há muitas “obrigações”, por não gostarem da repetição constante de atividades ou por acreditarem que dessa maneira não haveria em suas vidas espaço para a criatividade. Mas você pode (e precisa!) trazer leveza ao seu dia a dia e assim conseguir estabelecer um roteiro de atividades bem equilibrado.

Além das obrigações diárias como horários para acordar, dormir, estudar, trabalhar e exercitar, você precisa adicionar pausas para descansar e curtir pequenos prazeres durante o dia. Agora vou dar algumas dicas de como aproveitar melhor as atividades do dia a dia.

1. Arrume a cama ao acordar

Com a pandemia da covid-19, muitas pessoas passaram a trabalhar ou estudar de forma remota e com isso, ficaram mais tempo em casa. Arrumar a cama e os lençóis é uma boa forma de começar o dia bem, com efeitos também no final do dia, já que ao deitar, você retornará para um local organizado e aconchegante.

2. Evite acordar atrasado

Falando em acordar bem, manter um horário fixo para levantar todos os dias é fundamental. Isso porque, ao acordarmos, nosso corpo libera adrenalina que, somada à sensação de estar “correndo atrás do tempo”, pode nos deixar com mau humor e mais cansados ao longo do dia. Acordar atrasado também diminui a nossa produtividade, já que o horário ideal para organizar as demandas a serem executadas, é pela manhã.

3. Tenha pausas para descanso

Não utilize a hora das refeições para marcar reuniões e outros compromissos. Coma com atenção, aproveite o alimento e curta o momento. Isso também vale para aquelas pausa para um café. Fazendo dessa forma, você vai recarregar as energias, ganhar mais eficiência para as atividades e ter mais disposição para seguir com a rotina.

4. Respeite o seu corpo

Se mesmo com as pausas, um dia você se sentir mais esgotado, respeite o seu corpo e tire um momento para descansar. Considera talvez até adiar algumas reuniões e obrigações. Isso pode evitar frustrações e um rompimento mais brusco com a rotina. Lembre-se que é importante ter equilíbrio.

5. Deixe sua casa mais bonita

Parece uma sugestão boba, mas a sensação de conforto visual no local em que você vive vai ajudar a aproveitar melhor os momentos de descanso. Coloque um quadro com uma paisagem bonita ou frase inspiradora, tenha flores ou aprenda a cuidar de um bonsai. Enfim, escolha algo que você goste, decore seu ambiente e relaxe!

6. Organize o ambiente de trabalho

A casa arrumada dá uma sensação de mente organizada, não é? Você vai ter essa mesma sensação ao organizar o ambiente de trabalho. Além disso, vai ter como benefício mais produtividade, já que terá todo o material necessário em fácil acesso e reduzirá as distrações.

7. Pratique a meditação

Sabia que você pode meditar em 1 minuto? Esse vídeo ensina de forma fácil a meditar em qualquer momento do dia, inclusive no local de trabalho. A meditação vai ajudar você a encontrar calma, energia e foco para continuar com sua rotina e lidar com os problemas que aparecerem.

Procure ajuda profissional

Ter um acompanhamento especializado é muito importante para ajudar você a estabelecer uma rotina e dar continuidade a ela de forma leve e produtiva. 

Quer estabelecer uma rotina saudável? Posso ajudar você! As consultas são agendadas e podem ser realizadas de forma presencial ou online. Entre em contato pelo número (27) 99978-0990 ou pelo WhatsApp.

E se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, utilize os espaços dos comentários para enviá-las! Será um prazer ouvir sua opinião sobre o assunto.

Cuide bem de você! =D

Isso foi útil?
+1
0
+1
0
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Aprenda dizer NÃO! Dicas para você mudar e se priorizar 1

Aprenda dizer NÃO! Dicas para você mudar e se priorizar

Sente necessidade constante de agradar outras pessoas, mesmo que você não se sinta feliz com essa decisão? Você pode sofrer de síndrome de boazinha.

O impacto das redes sociais na autoestima 2

O impacto das redes sociais na autoestima

As redes sociais podem unir pessoas de diferentes lugares do mundo, criando comunidades e enriquecendo a experiência de vida de todos. Mas nem tudo que vem das redes sociais é necessariamente algo positivo para você.

O que faz um psicólogo e como ele pode me ajudar? 3

O que faz um psicólogo e como ele pode me ajudar?

Psicólogo é só para quem está com problemas psicológicos? Psicólogo receita remédio? Acabe com os mitos, entenda melhor o trabalho do psicologo e veja como a psicologia pode ajudar sua vida.

Você sabe identificar uma crise de ansiedade? 4

Você sabe identificar uma crise de ansiedade?

A ansiedade é um dos transtornos que mais atingem os brasileiros atualmente. Voce sabe quando está tendo uma crise de ansiedade e o que fazer nessas situações?

Teste: Você é um Dependente Emocional? 5

Teste: Você é um Dependente Emocional?

Você sente que só pode ser feliz se estiver em um relacionamento? Que não conseguiria viver sem o seu parceiro? Já foi chamado (a) de carente? Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas ou conhece alguém que se encaixa nesse perfil, responda o teste!

A meditação e seus benefícios 6

A meditação e seus benefícios

Sabia que além de acompanhamento psicológico, remédios e atividade física, a meditação também pode ajudar no tratamento da ansiedade.

Transtornos mentais causados pelo trabalho 7

Transtornos mentais causados pelo trabalho

Já ouviu a famosa frase: o trabalho dignifica o homem? Mas o que fazer quando ele se torna uma fonte de desenvolvimento e agravamento de doenças psicológicas?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução 8

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução

Todo mundo conhece alguém que já passou por um evento traumático que gostaria de esquecer. Mas quando essas memórias negativas começam a atrapalhar sua vida no presente por muito tempo, é hora de investigar se você não desenvolveu estresse pós-traumático.

Vamos conversar?
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋
Às vezes precisamos de uma mãozinha com alguns problemas. Um psicologo pode te ajudar em vários desses problemas. Agende seu primeiro atendimento!