Blog

Talvez esteja na hora de você procurar orientação profissional

A orientação profissional pode ajudar quem querer mudar de emprego ou de área. Os desafios são grandes, mas a transição pode ser muito mais fácil com a ajuda de um psicólogo.

Você tem estado insatisfeito com o emprego, anda se questionando se fez a escolha correta de profissão, ou se o problema é apenas com a empresa que você trabalha hoje? Ou talvez você esteja mudando de área e o medo do incerto deixou você meio paralisado?

Ou então, talvez lá no fundo algo pareça estar errado com sua vida profissional, e aí surgem mil dúvidas. Começar do zero ou investir mais no que você já faz? Buscar uma nova posição dentro do seu próprio ramo de trabalho? Você pode se sentir sobrecarregado para lidar com todas essas possibilidades. E isso é perfeitamente normal.

Para tornar as coisas mais difíceis, as contas não vão parar de chegar enquanto você desenvolve a segurança para dar o passo adiante, então é importante que essa adequação (ou transição) seja feita de maneira consciente, segura e numa velocidade condizente com a sua necessidade.

Em horas como essas, sessões de orientação profissional com um psicólogo podem ser de grande ajuda para você avançar mais rapidamente na sua vida produtiva e ser mais feliz.

O que é Orientação Profissional e como funciona

Orientação profissional (ou Orientação Vocacional)  é um campo de estudo da psicologia, cujo foco, segundo o pesquisador argentino Rodolfo Boholavsky, é fornecer “diagnóstico e solução de problemas que os indivíduos têm em relação a seu futuro, como estudantes e profissionais, no sistema econômico da sociedade a que pertencem”.

Ou seja, este campo de estudo está voltado a resolver os aspectos diretos da vida profissional de uma pessoa, e além disso, também o seu bem-estar no mercado de trabalho e a percepção de como será o seu futuro nele.

Um período de orientação profissional dura em média 8 sessões (uma vez por semana, por um total de 2 meses), podendo ser estendido dependendo do desenrolar do processo, que é único para cada pessoa.

Nas primeiras sessões a ênfase é no autoconhecimento, conhecimento de mercado de trabalho, visão de futuro profissional e objetivos de vida e carreira. Depois são realizados procedimentos como testes psicológicos, dinâmicas e pesquisas de campo.

Com isso objetiva-se desenvolver na pessoa a capacidade de tomar ações seguras e alinhadas com sua profissão e habilidades pessoais.

Quem pode ter consultas de orientação profissional

Sessões de Orientação Profissional são indicadas a pessoas que estão iniciando, ou que já iniciaram sua trajetória no mercado de trabalho.

Isso inclui estudantes decidindo qual profissão irão seguir, profissionais buscando estratégias para evoluírem em suas posições, pessoas que planejam mudar de carreira, ou que já fizeram a mudança e precisam se sentir mais confiantes para desempenhar plenamente suas funções.

Orientação profissional serve para quem foi demitido ou está há muito tempo sem emprego?

Quem foi demitido terá nas sessões de orientação profissional vários benefícios, pois elas podem ajudar na assimilação da situação de desemprego (tratando também da questão emocional envolvida) e na elaboração de estratégias, para reagir com mais velocidade e assertividade na sua recolocação.

Pessoas desempregadas há mais tempo também podem ser ajudadas em consultas desse tipo. No campo da psicologia são amplamente conhecidos os desafios – técnicos e emocionais – de quem se afastou do emprego por gravidez, tratamento médico, problemas familiares e outras situações: a boa notícia é que mediante acompanhamento e um plano de ação bem definido, sempre há uma forma de reconstruir sua produtividade e ser útil à sua família e à sociedade.

“Tenho depressão ou ansiedade por causa do meu emprego atual. Orientação profissional vai me ajudar?”

Primeiro de tudo, é preciso saber que é perfeitamente normal se sentir mal vez ou outra no seu emprego, como também em outros momentos da sua vivência diária, e isso não significa que é necessário qualquer tipo de intervenção maior. Esses percalços fazem parte da vida de todas as pessoas, até mesmo das mais bem-sucedidas.

A ajuda profissional é importante quando a situação de sofrimento com o trabalho chega a um nível de prejudicar sua vida como um todo.

Cada caso é único e precisa ser analisado em todas as suas particularidades. Quando há um caso de depressão ou ansiedade relacionado à profissão, é preciso verificar no decorrer das sessões se o problema é mesmo o emprego, ou se é uma condição psicológica que já existia antes, aumentada por essa atividade ou ambiente profissional.

Todas essas situações são possíveis de serem avaliadas, diagnosticadas e tratadas em consultas com o seu psicólogo.

Se você tiver dúvidas, se quiser agendar consultas de orientação profissional ou outras especialidades, eu posso atender você por meio de consultas presenciais e também online. Conheça outros tipos de tratamento que eu ofereço clicando aqui.

Você pode agendar seu atendimento ou falar diretamente comigo pelo número (27) 99978-0990 ou pelo WhatsApp (link no top ou rodapé do site).

Cuide bem de você! =D

Isso foi útil?
+1
0
+1
0
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

A meditação e seus benefícios 1

A meditação e seus benefícios

Sabia que além de acompanhamento psicológico, remédios e atividade física, a meditação também pode ajudar no tratamento da ansiedade.

Transtornos mentais causados pelo trabalho 2

Transtornos mentais causados pelo trabalho

Já ouviu a famosa frase: o trabalho dignifica o homem? Mas o que fazer quando ele se torna uma fonte de desenvolvimento e agravamento de doenças psicológicas?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução 3

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução

Todo mundo conhece alguém que já passou por um evento traumático que gostaria de esquecer. Mas quando essas memórias negativas começam a atrapalhar sua vida no presente por muito tempo, é hora de investigar se você não desenvolveu estresse pós-traumático.

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática 4

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática

Você sabe a importância do acompanhamento psicológico na cirugia ortognática?

Teste: será que você tem hipocondria? 5

Teste: será que você tem hipocondria?

Quando você ouve falar de uma doença já fica preocupado, acreditando que pode estar sofrendo dela? Quando sente uma dor, faz várias buscas na internet, já imaginando ter a pior doença sugerida? Será que é hora de buscar ajuda.

Você conhece as principais abordagens da psicologia? 6

Você conhece as principais abordagens da psicologia?

Existe uma grande quantidade de abordagens disponíveis dentro da psicologia para cuidar da nossa saúde mental, descubra qual pode ser mais adequada pra você!

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares 7

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares

A gravidez é um período de muita felicidade, mas também vulnerabilidade física e emocional e ter um apoio psicológico é fundamental para aliviar o turbilhão de emoções vivenciado pela família.

As causas psicológicas da insônia 8

As causas psicológicas da insônia

Dormir tem sido um desafio na sua vida? Saiba as causas psicológicas da insônia e como um psicólogo pode ajudar você a se libertar desse problema.

Vamos conversar?
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋
Às vezes precisamos de uma mãozinha com alguns problemas. Um psicologo pode te ajudar em vários desses problemas. Agende seu primeiro atendimento!