Blog

Acompanhamento psicológico é só para quem tem transtornos?

Mesmo com tanta informação disponível nos dias de hoje, há ainda muita dúvida sobre o papel do psicólogo. Você sabe quais as situações indicadas para procurar ajuda profissional?

Você com certeza já ouviu aquela velha frase: “Psicólogo é coisa de louco”. Talvez já tenha tido acompanhamento de um psicólogo e ficou com vergonha de falar para os amigos ou até já deixou de procurar ajuda profissional por medo do que as pessoas ao seu redor poderiam pensar. Mas você sabia que o atendimento psicológico não é apenas para quem tem transtorno?

Não que tenha algo de errado com quem está tendo dificuldades psicológicas e busca ajuda. É assim que essas pessoas, como você e eu, conseguem ter mais qualidade de vida, aprendem a lidar com os sintomas, prosseguem em tratamento ou alcançam a cura de suas doenças. Mas o acompanhamento de um psicólogo vai muito além disso.

A psicologia é a ciência que estuda a mente e o comportamento humano. Isso mesmo, tem bases científicas, como a medicina. E se você procura um médico, um nutricionista ou educador físico para melhorar o seu corpo, por que não buscar um psicólogo para cuidar da sua saúde mental?

A psicologia tem mais de 100 anos e está em constante evolução, como todas as ciências. A ideia de ter um consultório com um divã e um profissional que estaria ali apenas para lhe ouvir falar do passado por horas é bastante antiga e equivocada. Hoje, há diversos tipos de terapias, a comportamental cognitiva tem uma das mais bem disseminadas.

E assuntos do passado que tiveram impacto em sua vida podem sim aparecer durante as sessões, assim como dúvidas sobre o presente e medo do que há por vir. Mas como não há como mudar o que passou, o psicólogo ajudará o paciente a ressignificar essas experiências, além de trazer a realidade e fatos para o presente e futuro próximo.

“Ah, eu não preciso de terapia. Sozinho eu consigo resolver meus problemas”.

Essa é também uma forma muito comum de se pensar. Porém, como o indivíduo único que você é, tem sua forma particular de pensar e agir, resultado de hábitos, anos de vida e de suas experiências. E essas particularidades muitas vezes podem fazer parte do problema, pois foram elas que levaram você a estar em sofrimento hoje.

O objetivo da terapia é identificar suas dificuldades e buscar soluções que você não consegue encontrar sozinho. Por meio de sessões, o psicoterapeuta tenta compreender quais os processos mentais estão desencadeando reações negativas, para construir junto com o paciente alternativas que ajudem a superar essas reações e desfazer esses processos mentais.

O papel do psicólogo não é dar palpite na vida do paciente, mas ajudá-lo a superar as dificuldades e alcançar a autonomia necessária para tomar decisões que o afastem do sofrimento. A meta do psicoterapeuta é livrar o paciente do que está causando aflição, ajudando-o a ser independente e a chegar ao momento de não precisar mais da terapia.

No texto qual o melhor momento para procurar um psicólogo, já  abordamos algumas situações em que se é indicado buscar ajuda de um psicoterapeuta. Abaixo vamos citar outros momentos em que a ajuda profissional pode ser bem vinda.

Superar hábitos prejudiciais e vícios

Alguns hábitos adquiridos durante a vida podem ser prejudiciais para o corpo e  mente e podem encobrir outros problemas, como isolamento, ansiedade e até depressão. O psicólogo pode ajudar pessoas com comportamentos excessivos, como comer demais ou vício em tabagismo, drogas lícitas (álcool e medicamentos) e ilícitas ou quem convive com quem tem esses vícios.

Controlar estresse e ansiedade

Você não precisa ter um Transtorno de Ansiedade Generalizada ou Transtorno de Estresse Agudo para buscar ajuda no controle da ansiedade e do estresse. Diversas situações do dia a dia, como entrevista de emprego, relacionamento, trânsito, podem ser bastante estressantes e nos deixar ansiosos. Quando não conseguimos lidar de forma correta com esses sentimentos, eles podem se agravar, levando a transtornos como os citados acima. O psicólogo ajuda o paciente a gerenciar e a superar essas sensações.

Ajudar a alcançar objetivos

Está se preparando para uma mudança de carreira? De cidade? Precisa criar coragem para falar com o chefe, um amigo ou interesse amoroso? O psicólogo pode ajudar você a atingir o seu potencial e se preparar para enfrentar qualquer desafio.

Para prevenir

Como já abordamos anteriormente, sempre que queremos nos certificar de que está tudo bem com nosso organismo, nós procuramos os profissionais adequados, não é mesmo? O dentista para evitar cáries. Um oftalmologista para nos assegurar de que nossa visão está ok, ou para nos prescrever exames e talvez até óculos. Devíamos cuidar da nossa saúde mental com o mesmo afinco que cuidamos do nosso corpo. Procurar um psicólogo para prevenir problemas psicológicos deveria ser rotina entre os cuidados que tomamos regularmente.

Mesmo abordando algumas situações em que ter o apoio do psicólogo é ideal, devemos nos conscientizar (e conscientizar pessoas próximas) de que não deveríamos precisar de um motivo específico – além de buscar a saúde do corpo como um todo – para ter um acompanhamento profissional. Esse acompanhamento é uma forma de investir em você mesmo. Um meio de alcançar uma vida feliz e sem sofrimentos, pois quando se está sofrendo por um problema emocional, você deixa de aproveitar a vida de forma plena.

Agora que você já entendeu a importância do psicoterapeuta e se desejar começar um acompanhamento, conte comigo! As consultas são agendadas e podem ser realizadas de forma presencial ou online. Entre em contato pelo número (27) 99978-0990 ou pelo WhatsApp. 

E se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, utilize os espaços dos comentários para enviá-las! Assim que possível, responderei!

Cuide bem de você! =D

Isso foi útil?
+1
0
+1
0
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

A meditação e seus benefícios 1

A meditação e seus benefícios

Sabia que além de acompanhamento psicológico, remédios e atividade física, a meditação também pode ajudar no tratamento da ansiedade.

Transtornos mentais causados pelo trabalho 2

Transtornos mentais causados pelo trabalho

Já ouviu a famosa frase: o trabalho dignifica o homem? Mas o que fazer quando ele se torna uma fonte de desenvolvimento e agravamento de doenças psicológicas?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução 3

Transtorno de Estresse Pós-Traumático – As dores do passado também têm solução

Todo mundo conhece alguém que já passou por um evento traumático que gostaria de esquecer. Mas quando essas memórias negativas começam a atrapalhar sua vida no presente por muito tempo, é hora de investigar se você não desenvolveu estresse pós-traumático.

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática 4

Os efeitos psicológicos da Cirurgia Ortognática

Você sabe a importância do acompanhamento psicológico na cirugia ortognática?

Teste: será que você tem hipocondria? 5

Teste: será que você tem hipocondria?

Quando você ouve falar de uma doença já fica preocupado, acreditando que pode estar sofrendo dela? Quando sente uma dor, faz várias buscas na internet, já imaginando ter a pior doença sugerida? Será que é hora de buscar ajuda.

Você conhece as principais abordagens da psicologia? 6

Você conhece as principais abordagens da psicologia?

Existe uma grande quantidade de abordagens disponíveis dentro da psicologia para cuidar da nossa saúde mental, descubra qual pode ser mais adequada pra você!

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares 7

Apoio psicológico no pré-natal para gestantes e familiares

A gravidez é um período de muita felicidade, mas também vulnerabilidade física e emocional e ter um apoio psicológico é fundamental para aliviar o turbilhão de emoções vivenciado pela família.

As causas psicológicas da insônia 8

As causas psicológicas da insônia

Dormir tem sido um desafio na sua vida? Saiba as causas psicológicas da insônia e como um psicólogo pode ajudar você a se libertar desse problema.

Vamos conversar?
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋
Às vezes precisamos de uma mãozinha com alguns problemas. Um psicologo pode te ajudar em vários desses problemas. Agende seu primeiro atendimento!