Blog

Como lidar com a ansiedade no trabalho

Crises de ansiedade no trabalho prejudicam sua vida e carreira profissional, entenda como lidar com essa problemática

Sentir ansiedade em alguns momentos e/ou situações é normal, pois é uma resposta natural do corpo. Alguns apresentam os sintomas da ansiedade de forma moderada e existem as pessoas que apresentam esses sintomas de uma forma mais intensa.

E quando devo me preocupar? Quando esses sinais começam a afetar a qualidade de vida do indivíduo, aí, sim, é preciso ficar atento, para prevenir quadros mais graves de ansiedade e também outras doenças.

A ansiedade é um transtorno que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e não seria diferente no Brasil, segundo a OMS, mais de 18 milhões de brasileiros já foram diagnosticados com esse problema.

E quando ele começa atingir a pessoa no seu local de trabalho? Desencadeando crises de ansiedade, minando a trajetória profissional do indivíduo? Como lidar com isso?

A ansiedade no trabalho

Sofrer por algo que ainda não aconteceu, sentir inquietação ou preocupação em excesso são sentimentos comuns quando enfrentamos dias difíceis no local de trabalho, quando isso se torna um sofrimento constante e que afeta o seu cotidiano profissional com crises de ansiedade, temos um problema.

As crises de ansiedade acontecem quando o cérebro reage a alguma ameaça imaginária, sem haver um perigo eminente. É o famoso ‘sofrer por antecipação’.

Durante essas crises muitos têm sintomas psicológicos e físicos também.

Pessoas que chegam a este nível no quadro da doença precisam buscar ajuda profissional de um psicólogo, pois as crises de ansiedade no trabalho podem minar a sua carreira profissional.

Quais são as causas da ansiedade no trabalho

Às vezes os episódios de ansiedade podem não ter relação direta com o ambiente de trabalho. Essa ansiedade pode ser reflexo de conflitos internos do próprio profissional ou de problemas familiares que ele está enfrentando no momento, fatores que podem afetar o seu desempenho. No entanto, não podemos deixar de citar as possíveis causas que levam uma pessoa a desenvolver crises de ansiedade no dia a dia profissional.

Atualmente vivemos na era da produtividade com cargas excessivas de trabalhos e acumulações de funções, um profissional que deveria fazer apenas a sua função precisa fazer funções extras porque muitos superiores não querem empregar mais pessoas, tudo isso leva à exaustão.

Pode até parecer que a pessoa dá conta de tudo, mas são condições que se tornam grandes gatilhos para uma crise de ansiedade. Existem também alguns fatores externos, como as crises econômicas, que geram tensão e medo entre os profissionais, temor em perder o emprego e ficar sem a renda.

Para entender melhor, veja os principais gatilhos que causam ansiedade no trabalho:

  • Metas inalcançáveis;
  • Excesso de responsabilidades;
  • Sobrecarga de horas de trabalho;
  • Cobrança excessivas dos superiores;
  • Conflitos constantes com colegas de trabalho;
  • Falta de recursos para executar o trabalho;
  • Acúmulo de funções;
  • Ambiente opressivo;
  • Prazos de entregas muito curtos;
  • Comunicação agressiva.

Essas são apenas algumas de várias razões que podem levar um colaborador a desenvolver ansiedade no ambiente de trabalho.

Podemos notar que muitas dessas causas se dão pelo desinteresse dos próprios superiores em relação ao bem-estar dos seus colaboradores juntamente à empresa.

Muitas corporações ainda ignoram a nocividade que os transtornos mentais podem trazer para os colaboradores e não conseguem enxergar que isso prejudica também o desempenho geral da empresa.

É preciso haver mais ações e campanhas que promovam o bem-estar psicológico e emocional de todos que trabalham numa mesma instituição.

Principais sintomas da ansiedade

Os sintomas da ansiedade que vou citar são sentidos não apenas no ambiente profissional, pode atingir o indivíduo em qualquer outro lugar ou momento do dia.

A diferença é que alguns deles podem ser desencadeados por questões que acontecem no âmbito profissional. Veja:

Sintomas psicológicos:

  • Apreensão;
  • Preocupação excessiva;
  • Falta de motivação;
  • Insônia;
  • Desânimo;
  • Dificuldades para relaxar;
  • Inquietação;
  • Medo excessivo;

Sintomas físicos:

  • Boca seca;
  • Desconfortos estomacais;
  • Tremores pelo corpo;
  • Taquicardia;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Dor de cabeça;
  • Diarreia;
  • Náuseas e vômitos;
  • Vertigem;
  • Zumbido no ouvido.

Quando está se passando por uma crise, lidar com todos esses sintomas é um desafio muito grande. Pode levar um tempo para conseguir controlar o estado emocional. Muitas pessoas não conseguem controlar no tempo que desejam, isso faz com que acabem sentindo mais medo ainda dos sintomas.

Quando surge uma situação em que a pessoa sabe que aquilo irá lhe causar ansiedade, automaticamente ela fica mais nervosa, pois tem consciência que não conseguirá se acalmar com facilidade, isso intensifica ainda mais os sintomas, tornando a crise pior do que possa parecer.

Nem tudo está perdido, existem algumas dicas que podem te ajudar neste momento difícil, falaremos sobre elas mais abaixo no texto.

Como lidar com a ansiedade no âmbito profissional

A ansiedade no trabalho causa muitas frustrações e desconforto, afinal o indivíduo ainda quer concluir suas tarefas com qualidade.

Pelo fato de não conseguir esse feito, se frustra, não encontra motivação para trabalhar e muitos acabam até desistindo da carreira.

Para conseguir contornar a situação e lidar melhor com a ansiedade, confira essas dicas:

Não faça comparações

Se comparar as outras pessoas é uma péssima ideia. Cada um tem suas próprias competências e qualidades, sua maneira específica de lidar com as adversidades, somos seres diferentes uns dos outros.

Caso queira, busque por inspirações, colegas de trabalho, chefes que você admire os hábitos e atitudes e tente adotar essas ações para a sua vida. Tenha em mente que o resultado nunca será o mesmo, mas tentar replicar os comportamentos que você acha positivo, é mais saudável do que fazer comparações desnecessárias.

Tenha paciência

Pessoas ansiosas podem ser impacientes, mas saiba você não tem o controle de tudo. Mesmo que desempenhe um ótimo trabalho, ainda assim você também depende do restante da empresa e dos colegas de trabalho para obter um bom resultado. Não espere que tudo saia do jeito que você quer, porque não vai!

É preciso ter paciência para lidar com a equipe e as diversas situações que podem acontecer no decorrer de um processo. Imprevistos são normais no cotidiano. Coloque isso em prática, caso contrário, você irá sofrer ainda mais com a ansiedade.

Seja organizado

Você já reparou que quando nossa vida está organizada tudo fica mais fácil?

Essa é uma das maneiras de acalmar a ansiedade.

Planejar seu tempo e definir prioridades são fatores que te ajudam a manter seu dia organizado e assim diminuir os riscos de imprevistos, chegar atrasado, cometer erros, atrasar na entrega de projetos, entre outras coisas. Para uma pessoa ansiosa, reduzir esses problemas garante mais tranquilidade no dia a dia.

Tenha uma boa comunicação

Procure sempre ser o mais claro possível com seus colegas de trabalho. Uma boa comunicação evita interpretações errôneas e não dá margem para o mau-humor ou situações desagradáveis no local de trabalho, isso tudo reflete na redução de crises de ansiedade.

Ao explicar algo sempre pergunte se ficou alguma dúvida, e se você tiver dúvidas, nunca deixe de saná-las, assim você evita trabalhar com incertezas.

Pratique técnicas de relaxamento

Este é um ótimo caminho para quem possui problemas com a ansiedade, além de acalmar nos momentos mais agitados, quando são praticadas com frequência é possível usufruir dos seus efeitos a longo prazo.

Meditação, Yoga, acupuntura, caminhadas são apenas algumas dessas técnicas.

Como a empresa pode ajudar seus colaboradores

Como já citamos no texto, a ansiedade em um único indivíduo pode afetar toda uma equipe e também todo o ambiente de trabalho.

Pensando nisso, as empresas precisam se empenhar mais na construção de um ambiente corporativo mais saudável e que preze pelo bem-estar de todos.

Como isso pode ser feito?

Não é uma tarefa simples, mas com empenho e dedicação todos saem ganhando.

  • Crie ações voltadas para a saúde mental;
  • Oriente as lideranças a como lidar com colaboradores que tenham problemas com ansiedade;
  • Desmistifique os temas relacionados à saúde mental;
  • Estruture os setores dentro da empresa para serem mais abertos e comunicativos;
  • Crie programas que bem-estar e qualidade de vida na empresa;
  • Ofereça a psicoterapia como um benefício corporativo.

Peça ajuda

A ansiedade na vida profissional tem se tornado algo cada vez mais frequente na vida dos brasileiros e muitos têm vergonha de admitir isso e procurar ajuda.

Ela pode prejudicar seu rendimento no trabalho de diversas formas e se não controlada, trazer consequências graves para a sua vida na totalidade.

Você está com dificuldades para lidar com a ansiedade no trabalho? Não hesite em buscar ajuda de um profissional. A terapia vai te ajudar a entender melhor a origem dessas crises, dessa maneira você conseguirá encontrar a melhor forma de responder a estes fatores.

É um trabalho que não acontece de uma hora para outra, você precisa aprender a conviver com a ansiedade e seus sintomas e, com o auxílio de um psicólogo, será mais fácil lidar com as situações.

Como psicóloga eu posso te ajudar a superar essa fase ruim.

Marque sua primeira sessão de terapia! Nossas consultas são agendadas e podem ser feitas de forma online ou Presencial. Entre em contato pelo número: (27) 99978-0990 ou pelo WhatsApp.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Utilize os espaços dos comentários para enviá-la e me siga no instagram, lá também tratamos de assuntos psicológicos de forma bem didática e criativa.

E se você acha que esse conteúdo pode ajudar outras pessoas, compartilhe nas suas redes sociais ou grupos de WhatsApp! 😉

Cuide bem de você! =)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Como lidar com a frustração? 1

Como lidar com a frustração?

Experimentar frustrações faz parte da vida, mas você sabe lidar com elas?

Como saber se estou tendo uma Crise Existencial? 2

Como saber se estou tendo uma Crise Existencial?

Você se sente perdido, paralisado e que nada mais tem sentido? Isso pode ser um sinal da crise existencial.

Como parar o ato de procrastinar? 3

Como parar o ato de procrastinar?

Não é uma tarefa fácil abandonar o ciclo vicioso, mas com estratégias inteligentes é possível

Nomofobia: o medo excessivo de ficar sem celular 4

Nomofobia: o medo excessivo de ficar sem celular

A dependência no uso do excessivo celular pode desencadear diversos transtornos psicológicos

Perfeccionismo: entenda como tentar ser perfeito o tempo todo afeta sua mente 5

Perfeccionismo: entenda como tentar ser perfeito o tempo todo afeta sua mente

Este traço de personalidade pode ter um lado bom e um lado ruim, de qual você está?

Você sofre com o Complexo de Inferioridade? 6

Você sofre com o Complexo de Inferioridade?

Aprenda a enxergar seus pontos negativos, reconhecer suas qualidades e aptidões

7 dicas práticas para controlar o estresse do dia a dia? 7

7 dicas práticas para controlar o estresse do dia a dia?

Aprenda como lidar com o estresse diário de maneira prática e inteligente

Como lidar quando sua família é tóxica? 8

Como lidar quando sua família é tóxica?

Não se sinta culpado por querer se afastar do que te faz mal

Agendar atendimento
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋

Às vezes precisamos de ajuda com alguns dos nossos problemas! Eu posso te ajudar!