Blog

Por que a Saúde mental no ambiente de trabalho é importante

As demandas do mundo corporativo podem ser nocivas para a saúde mental.
Saúde mental no ambiente de trabalho

Nunca se falou tanto em saúde mental como nos dias de hoje. Seja nas escolas, em casa ou no seu local de trabalho. A saúde mental é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um “estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.”

E no seu local de trabalho especificamente? É assim que você tem se sentido? Acredito que a resposta para a maioria das pessoas que estão lendo esse texto é não. Isso se deve ao mundo em que vivemos hoje, cheio de exigências, cheio de críticas e cheios de urgência.

Qualquer forma de trabalho irá exigir as demandas necessárias para que se obter o resultado esperado, algo normal, faz parte do processo. O Problema começa quando essas exigências passam dos limites, melhor dizendo, passam dos limites da pessoa escolhida para tal função.

E é assim que funciona o mundo corporativo. São muitas demandas para serem feitas ao mesmo tempo por uma pessoa só, com data e horário marcado, consequentemente isso traz o acúmulo de tarefas que ficam atrasadas e logo em seguida vem a cobrança pelo resultado.

Imagine viver isso diariamente? Todo esse processo além de desgastante é estressante, a pressão colocada nos colaboradores pelas empresas ao invés de trazer resultados positivos, causa uma série de problemas mentais, resultando em baixa produtividade e baixo rendimento de trabalho.

A OMS aponta que 86% dos brasileiros sofrem algum tipo de transtorno mental: síndrome de Burnout, síndrome do pânico, ansiedade ou depressão.

Ou seja, um ambiente de trabalho negativo e tóxico pode causar uma série de problemas e desgastes psicológicos ao colaborador.

Na atualidade é normal muitas pessoas ficarem doentes psicologicamente por conta do ofício. Toda a ganância e competitividade que existe só gera um ambiente de trabalho dispersivo e com pessoas improdutivas.

4 dicas que podem te ajudar a melhorar sua saúde mental

Existem diversas atividades que podem ser praticadas fora do trabalho e que te ajudam a prosperar melhor nesse ambiente.

Acompanhamento psicológico

Ter alguém para conversar ou desabafar pode te fazer muito bem. As sessões de terapia te ajudam a se sentir melhor e a como lidar com as situações e problemas enfrentados no trabalho.

Prática de exercícios físicos

Todos nós sabemos que exercícios físicos contribuem de forma positiva para o alívio do estresse e ansiedade. Pratique também exercícios de meditação, eles auxiliam no equilíbrio entre a respiração, corpo e mente.

Atividades extras

Sabe aquela aula de natação ou aquela aula de dança que você sempre sonhou em fazer, mas devido à correria deixou para depois? A hora é agora! Faça atividades que te dão prazer, isso com certeza te fará se sentir mais feliz e disposto.

Família

Para muitos a presença da família é extremamente importante. São pessoas que querem o seu bem, independente de qualquer situação. Priorize estar mais com ela, realizar passeios, estar perto de pessoas que você ama só contribui para a sua felicidade e bem-estar.

O impacto que a saúde mental do colaborador pode causar na empresa

Pessoas doentes ficam desmotivadas e essa desmotivação pode ocasionar diversos problemas não só para o colaborador, mas também para a empresa. Todos saem perdendo.

O colaborador deprimido tende a faltar mais no trabalho, demanda muito do plano de saúde para consultas e exames, tem relações interpessoais ruins e sua produtividade é reduzida, dependendo da situação o colaborador poderá ser afastado ou substituído e para isso a empresa precisa colocar outra pessoa no lugar. Isso tudo gera custos para a instituição, que também corre riscos de processos trabalhistas.

Caminhos para resolver o problema – Programas de prevenção nas empresas

Falar abertamente sobre saúde mental nunca foi tão necessário como nos dias de hoje, por isso é importante que a empresa tenha um programa de saúde mental que oriente os colaboradores a como lidar com toda a pressão da rotina de trabalho.

Esses programas ajudam a diminuir a incidência de doenças mentais, fazendo com que a equipe trabalhe de forma mais integrada e engajada. Um colaborador saudável e feliz se torna mais propenso a prosperar na vida e consequentemente no trabalho.

Nesses programas de prevenção é necessário a realização de algumas atividades realizadas pela empresa para com os seus parceiros.

Acompanhamento psicológico

O colaborador será ouvido por um psicólogo na empresa e poderá se manifestar abertamente como se sente em relação as suas atividades. O atendimento deve abranger todos os níveis hierárquicos.

Campanhas internas

A empresa pode realizar palestras sobre a conscientização a respeito dos transtornos psicológicos e de como é importante adotar práticas que auxiliem na boa saúde mental.

Capacitação de gestores

Saber lidar e ouvir a equipe em momentos de tensão é a melhor decisão a ser tomada, por isso é essencial haver treinamentos com os gestores para que assim as relações entre as pessoas no ambiente de trabalho sejam sempre pautadas no respeito e profissionalismo.

Prática de exercícios físicos

Todos nós sabemos que exercícios físicos contribuem de forma positiva para o alívio do estresse e ansiedade. Portanto, a empresa deve criar incentivos para que os colaboradores adorem essa prática. Exercícios físicos trabalham a respiração e o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Saúde em primeiro lugar

Para prosperar na vida é preciso estar saudável e bem consigo mesmo. A forma que vivemos dificilmente vai ser modificada por completo, mas é preciso haver equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal, esse é o caminho para uma saúde mental sadia.

E acredite, equilibrar isso tudo não é fácil com a correria rotineira que muitos de nós temos.

Algumas pessoas têm adotado ações que ajudam a balancear todas as tarefas e a melhorar a qualidade de vida. Alguns praticam ioga, outros optam pela meditação ou exercícios físicos. Outra atividade que traz resultados positivos é a psicoterapia, dependendo do caso, só um acompanhamento com profissional poderá trazer o resultado esperado.

Você quer ter uma vida mais saudável e feliz? Só você pode mudar a sua história e eu estou à disposição para te ajudar nessa transformação. Faça o agendamento da sua sessão pelo número (27) 99978-0990 (ligação e Whatsapp).

Se identificou com o texto? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Use o espaço dos comentários para enviar suas perguntas.

Cuide bem de você! =)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Como lidar com a frustração? 1

Como lidar com a frustração?

Experimentar frustrações faz parte da vida, mas você sabe lidar com elas?

Como saber se estou tendo uma Crise Existencial? 2

Como saber se estou tendo uma Crise Existencial?

Você se sente perdido, paralisado e que nada mais tem sentido? Isso pode ser um sinal da crise existencial.

Como parar o ato de procrastinar? 3

Como parar o ato de procrastinar?

Não é uma tarefa fácil abandonar o ciclo vicioso, mas com estratégias inteligentes é possível

Nomofobia: o medo excessivo de ficar sem celular 4

Nomofobia: o medo excessivo de ficar sem celular

A dependência no uso do excessivo celular pode desencadear diversos transtornos psicológicos

Perfeccionismo: entenda como tentar ser perfeito o tempo todo afeta sua mente 5

Perfeccionismo: entenda como tentar ser perfeito o tempo todo afeta sua mente

Este traço de personalidade pode ter um lado bom e um lado ruim, de qual você está?

Como lidar com a ansiedade no trabalho 6

Como lidar com a ansiedade no trabalho

Crises de ansiedade no trabalho prejudicam sua vida e carreira profissional, entenda como lidar com essa problemática

Você sofre com o Complexo de Inferioridade? 7

Você sofre com o Complexo de Inferioridade?

Aprenda a enxergar seus pontos negativos, reconhecer suas qualidades e aptidões

7 dicas práticas para controlar o estresse do dia a dia? 8

7 dicas práticas para controlar o estresse do dia a dia?

Aprenda como lidar com o estresse diário de maneira prática e inteligente

Agendar atendimento
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋

Às vezes precisamos de ajuda com alguns dos nossos problemas! Eu posso te ajudar!