Blog

Como superar uma decepção amorosa e seguir a vida

Se reerguer depois de uma desilusão amorosa não é uma tarefa fácil, mas não é impossível.

Uma decepção amorosa pode ser uma das experiências mais dolorosas e desafiadoras que uma pessoa pode enfrentar. Ela pode se dá em dois extremos: quando você está em um relacionamento e cria expectativas que não são correspondidas pelo outro ou quando você se apaixona por alguém e espera fielmente que essa pessoa corresponda a este amor, mas isso não acontece.

Em um relacionamento mais longo a decepção pode vir de várias formas: uma traição; uma expectativa sobre algo que você criou em relação ao parceiro, mas não obteve o resultado que buscava; o fim do amor; entre outras coisas.

Por outro lado, existem as decepções dos relacionamentos mais curtos. Digamos que você iniciou um relacionamento com alguém e acabou se apaixonando logo no início da relação e isso gerou grandes expectativas. Você então fez vários planos em relação ao futuro, se doou completamente para fazer a dar certo, mas nesse pico de emoções acabou se esquecendo que um relacionamento é composto por duas ou mais pessoas.

Será que a pessoa do outro lado também se apaixonou, sentiu as mesmas coisas em relação a você?

Quando o sentimento não é recíproco vem então a decepção amorosa. Você fica triste, frustrado, magoado, decepcionado, entre outros sentimentos depreciativos.

E agora? Como se livrar de todos esses sentimentos? Como se reerguer e dar a volta por cima?

Por que nos decepcionamos quando não somos correspondidos

É normal sofrer e se sentir insuficiente quando um relacionamento acaba, afinal, você nutria sentimentos pela pessoa, convivia com ela, tinha uma relação de cumplicidade e de repente isso tudo acaba e você se vê sozinho e muitas vezes perdido, sem saber como agir ou como levar a vida sem o companheiro.

Porém, você já parou para pensar por que muitas pessoas ficam tão tristes e decepcionadas a ponto de desenvolver algum transtorno psicológico, como a depressão, por exemplo?

Isso acontece porque criamos expectativas altas no outro, muitas vezes esperamos mais do que a outra pessoa pode nos oferece e na maioria das vezes nos frustramos e colocamos a culpa no parceiro.

Será que isso é justo? Será que não estamos esperando demais de quem está do outro lado? Precisamos entender que cada ser humano é diferente, cada um dá e recebe de formas distintas. Não temos o direito de ficar com raiva só porque tal situação não saiu como esperávamos. Em um relacionamento é preciso ajustar as expectativas e realidade de cada um.

Um relacionamento para dar certo precisa ter como base o diálogo e a comunicação. Muitos acabam se desfazendo por não ter essas duas ações como o pilar de tudo.

Então, independentemente de ser um relacionamento já antigo ou de pouco tempo, sempre converse com seu parceiro sobre seus desejos e vontades, e também o deixe expor seus próprios sentimentos.

Os perigos que o excesso de expectativa pode trazer

Quanto mais se esperar de uma pessoa, maior será a decepção e consequentemente você irá sentir de uma forma mais intensa. Todos os sentimentos que vierem à tona irão te atingir fortemente, mas será que você está preparado para senti-los de uma forma saudável?

Pode até parecer estranho, mas quando falo saudável, quero dizer de uma maneira que você consiga controlar e mais tarde superar e seguir a vida.

Quando o relacionamento acaba muitas pessoas não conseguem controlar seus sentimentos e desenvolvem depressão, dependência emocional, baixa autoestima, transtorno de ansiedade, entre outros distúrbios psicológicos, consequentemente isso também atinge o físico, a pessoa deixa de se cuidar, para de se alimentar e praticamente deixa de viver porque acredita que não será feliz sozinho, ou não será capaz de seguir a vida sem o ex parceiro.

Começa a perder até mesmo oportunidades que a vida apresenta, no âmbito pessoal, intelectual e também no profissional.

Será que realmente é impossível superar uma decepção amorosa?

Cada relacionamento tem suas características e particularidades, cada pessoa tem a sua forma de encarar as situações. Mas com certeza qualquer pessoa tem a capacidade de se reerguer depois de uma desilusão.

Pessoas mais racionais podem ter uma certa facilidade na hora de superar uma relação, elas também irão sofrer, ter seus momentos de tristeza, mas irão se recuperar com mais facilidade.

Por outro lado, aqueles que são mais emocionais ou já são pré-dispostos a possuir algum distúrbio emocional irão sentir o término de uma forma mais intensa, consequentemente demorarão um tempo maior para superar.

Para aqueles que sentem essa dificuldade é preciso colocar em prática algumas atividades que irão ajudar na superação:

Viva o ‘luto’

Chore, fique triste, desabafe, sinta toda a dor que o fim de um relacionamento pode causar. É importante colocar isso para fora. Não tente se fazer de forte ou fingir que não está sofrendo, guardar todo esse sentimento é pior e pode até mesmo afetar sua saúde mental e física.

Dê tempo ao tempo

Muito dizem que o tempo cura tudo e isso é verdade. Tudo vai parecer insuportável num primeiro momento, mas com o passar dos dias, meses e anos você vai esquecendo o que aconteceu, a dor vai passando, seu coração vai se acalmando e quando notar, estará curada das feridas desse relacionamento.

Foque em você

Nossa autoestima pode ficar muito abalada após um término de relacionamento. Você começa a pensar como tudo poderia ter sido diferente, tenta encontrar motivos para o fim da relação, mas entenda que agora é hora de focar em você.

Você é a pessoa mais importante da sua vida agora e para se curar e voltar a ter amor-próprio faça atividades prazerosas. Foque em cuidar mais da sua beleza estética, busque fazer atividades que te alegram, como ir ao cinema, passear em um parque, sair com amigos ou leia livros! O importante agora é trabalhar para recuperar sua autoestima e autoconfiança.

Aprenda a perdoar

Neste momento não importa quem cometeu mais erros na relação, o essencial agora é você se perdoar e também perdoar o outro, ficar guardando ressentimentos não irá te ajudar a se recuperar, pelo contrário, alimentar sentimentos negativos atrai somente coisas ruins para nossa vida.

Se liberte dessa culpa para conseguir seguir de uma forma leve e saudável.

A vida não pode parar

Porque você teve uma experiência ruim de relacionamento não significa que todos serão assim e que a vida acabou.

Vá vivendo sua vida, continue trabalhando, estudando, realizando suas tarefas diárias, mas sempre com o coração e mente abertos, não só para novos relacionamentos amorosos, mas também para novas oportunidades de vida.

Posso ser feliz sozinho?

Com certeza! Antes de entrar neste relacionamento você possivelmente vivia sozinho e muito bem, certo?

É compreensível se sentir deslocado depois de anos com alguém, mas aos poucos você vai percebendo que não precisa estar com uma pessoa para ser feliz e realizado.

Uma ótima forma de ser feliz sozinho é praticando o amor-próprio e o autoconhecimento. Quando você se conhece a fundo e entende todos os seus gostos, defeitos, qualidades, características, fica mais fácil saber o que te faz feliz e o que te faz triste.

Não deixe uma sociedade ultrapassada ditar como você deve ser feliz, não existe regra para a felicidade.

Lembre-se que no final de tudo quem irá vivenciar essas experiências será você, então faça o que você quer fazer e da forma que achar melhor!

Acho que sozinho não vou conseguir

Você é uma pessoa que está passando por uma decepção amorosa e não está conseguindo superar essa situação sozinho? Sente que precisa de um auxílio profissional para se reerguer?

Com sessões de terapia e métodos certos podemos recuperar o seu autoconhecimento, confiança e autoestima. Esse será o caminho que irá te ajudar a superar o fim do seu relacionamento.

Venha conversar sobre isso comigo nas sessões de terapia! Nossas consultas são agendadas e podem ser feitas de forma online ou presencial. Entre em contato pelo número: (27) 99978-0990 ou pelo WhatsApp.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Utilize os espaços dos comentários para enviá-la e me siga no instagram, lá também tratamos de assuntos psicológicos de forma bem didática e criativa.

E se você acha que esse conteúdo pode ajudar outras pessoas, compartilhe nas suas redes sociais ou grupos de WhatsApp! 😉

Cuide bem de você! =)

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

4 comentários em “Como superar uma decepção amorosa e seguir a vida”

  1. Fabiana rocha

    brigo muito com meu companheiro,pq ele e frio não gosta de carinho,de beijo só me da patada.ja não sei mais o que fazer

    1. Psicóloga Karla Cardozo

      Voce já tentou conversar com ele e mostrar o quanto essas coisas sao importantes para voce? A comunicação é a chave para resolver esses problemas no relacionamento

  2. Ananias Pegado Muondo Cauanda

    Gostei das orientações dadas por este artigo. Realmente estou viver momentos difícil da minha vida e preciso informaçães como estás. Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais notícias

Como lidar com a frustração? 1

Como lidar com a frustração?

Experimentar frustrações faz parte da vida, mas você sabe lidar com elas?

Como saber se estou tendo uma Crise Existencial? 2

Como saber se estou tendo uma Crise Existencial?

Você se sente perdido, paralisado e que nada mais tem sentido? Isso pode ser um sinal da crise existencial.

Como parar o ato de procrastinar? 3

Como parar o ato de procrastinar?

Não é uma tarefa fácil abandonar o ciclo vicioso, mas com estratégias inteligentes é possível

Nomofobia: o medo excessivo de ficar sem celular 4

Nomofobia: o medo excessivo de ficar sem celular

A dependência no uso do excessivo celular pode desencadear diversos transtornos psicológicos

Perfeccionismo: entenda como tentar ser perfeito o tempo todo afeta sua mente 5

Perfeccionismo: entenda como tentar ser perfeito o tempo todo afeta sua mente

Este traço de personalidade pode ter um lado bom e um lado ruim, de qual você está?

Como lidar com a ansiedade no trabalho 6

Como lidar com a ansiedade no trabalho

Crises de ansiedade no trabalho prejudicam sua vida e carreira profissional, entenda como lidar com essa problemática

Você sofre com o Complexo de Inferioridade? 7

Você sofre com o Complexo de Inferioridade?

Aprenda a enxergar seus pontos negativos, reconhecer suas qualidades e aptidões

7 dicas práticas para controlar o estresse do dia a dia? 8

7 dicas práticas para controlar o estresse do dia a dia?

Aprenda como lidar com o estresse diário de maneira prática e inteligente

Agendar atendimento
1
Precisa de ajuda?
Olá, tudo bem? 👋

Às vezes precisamos de ajuda com alguns dos nossos problemas! Eu posso te ajudar!