Lidar com problemas e desafios no âmbito profissional não é uma tarefa simples. Todos os dias, diversas crises surgem e precisam ser superadas, sem falar naquelas que já fazem parte do cotidiano de qualquer empresa, como alcançar metas ou lidar com os colaboradores e o público em geral.
E como enfrentar todas essas situações? Como resolver todos os problemas? Essas são perguntas que muitos líderes de empresas se fazem todos os dias. Muitos se sentem perdidos, desanimados e até mesmo incapazes de resolver os conflitos.
Entretanto, nem tudo está perdido, existem táticas e abordagens que elevam o potencial de liderança e resiliência no âmbito profissional.
A importância que a inteligência emocional tem na vida de um líder
Antes de falar sobre a importância, você precisa saber o que é inteligência emocional.
A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros. Envolve habilidades como autoconsciência, controle emocional, empatia e habilidades sociais que permitem lidar de maneira equilibrada com desafios e relacionamentos.
Ou seja, gestores que dominam essa habilidade são capazes de desenvolver uma melhor liderança, conseguem manter a calma sob pressão, tomar decisões assertivas e criar conexões positivas com quem está ao redor, o que favorece o crescimento profissional.
A inteligência emocional no trabalho ampara não somente o próprio líder, mas também o permite incentivar e auxiliar o restante da sua equipe e colegas de trabalho.
Desta forma, é possível perceber que líderes que possuem inteligência emocional são naturalmente resilientes, ou seja, indivíduos que não desistem facilmente em momentos de adversidades, procuram resolver o problema com sabedoria e conseguem superá-los com maestria.
A resiliência emocional e sua relevância para liderar com sucesso
A palavra resiliência está em evidência nos dias de hoje, mas você sabe o que realmente significa?
Ser resiliente é possuir a capacidade de lidar com dificuldades, se adaptar a situações e superar desafios adversos, tudo isso sem perder a calma e o equilíbrio emocional.
Na psicologia, se diz muito que pessoas resilientes conseguem enfrentar os momentos difíceis, ver oportunidades em cada um deles e aprender com essas experiências, usando as lições para se fortalecer.
A resiliência é uma habilidade que pode ser desenvolvida com o tempo, principalmente por meio de práticas como autoconhecimento, busca por apoio psicológico e cultivo da flexibilidade diante de mudanças.
Você que hoje é líder ou gestor e quer elevar sua forma de liderar, pode começar a trabalhar essas duas habilidades desde já, pois quanto mais capacidade você adquirir, mais alto seu potencial será. São qualidades muito bem quistas por empresas na hora das contratações.
Além disso, um líder resiliente possui muitas vantagens na hora de enfrentar desafios:
- Ele rapidamente desenvolve soluções criativas para os problemas cotidianos no ambiente profissional.
- Se adapta facilmente às mudanças, algo essencial no cenário atual em que o avanço da tecnologia exige constante adaptação.
- Um líder com resiliência transforma os desafios em aprendizado e usa esses exemplos para orientar e inspirar sua equipe.
- Tem habilidade em mediar conflitos interpessoais, compreendendo o perfil e as motivações de cada pessoa envolvida na situação de crise.
- Além de se recuperar rapidamente de dificuldades, o gestor resiliente consegue extrair lições e benefícios de cada experiência, aplicando-os em seu trabalho.
É importante destacar que a liderança resiliente não é aquela que sempre alcança resultados positivos e nunca enfrenta estresse. O fato de lidar com situações de maneira mais equilibrada não implica que tudo será fácil. Existem momentos de perdas – e isso é normal, que fazem parte da vida e do ambiente de trabalho.
A principal diferença é que liderar com resiliência proporciona maior resistência e força para a recuperação após uma crise.
Como desenvolver a inteligência e resiliência no âmbito profissional
Já ficou compreendido que um gestor, para ter sucesso em sua carreira, precisa ter inteligência emocional e ser resiliente. Mas como desenvolver essas habilidades com eficácia? Confira algumas maneiras:
Humildade
Essa é uma das principais características de um bom líder. Não se deve olhar para seus colaboradores com olhar de superioridade ou soberba, e muito menos não demonstrar vulnerabilidade. O papel de perfeccionismo não cabe neste caso.
Faça o contrário, mostre que você também tem seus medos e reconheça suas próprias dificuldades. Isso com certeza irá mostrar ao restante da equipe que você é humano como qualquer outro indivíduo e irá estimular uma identificação entre vocês, fortalecendo os laços e vínculos.
Empatia
O líder resiliente precisa demonstrar humanidade, ter a capacidade de se colocar no lugar do outro e entender suas limitações. Quando se é empático à determinada situação, consegue-se entender os erros cometidos por um determinado colaborador, por exemplo. E a partir disso, promover aconselhamentos e críticas construtivas, além de buscar as possíveis soluções para o problema.
Autoconhecimento
A primeira coisa para ser um líder resiliente é ter uma inteligência emocional bem construída e conhecer a si mesmo. Compreender suas próprias emoções, quais são suas inseguranças, suas qualidades e fraquezas. Preste atenção em como você reage nas situações de felicidade, nas situações de conflitos, o que te estimula e o que te bloqueia.
Com esse entendimento, você terá a capacidade de desenvolver uma melhor inteligência emocional e saberá como aproveitar cada qualidade e como melhorar suas fragilidades.
Administração de conflitos
Para resistir aos momentos difíceis e seguir em frente é preciso passar primeiro pelos obstáculos. Ter confiança em si para tomar decisões eficientes; sempre agir com a verdade e transparência; possuir uma boa comunicação e oratória.
As duas últimas são fundamentais para quem quer liderar com sucesso. Quanto mais clara for a sua comunicação, mais nítidas serão as informações, diminuindo os mal-entendidos e aumentando a eficiência nas ações tomadas para resolver problemas.
Terapia psicológica como aliada para desenvolver habilidades de liderança nos ambientes de alta pressão
O artigo todo fala sobre como é importante para um gestor ter inteligência emocional e ser resiliente diante das adversidades do trabalho.
É uma jornada que exige comprometimento e muita paciência. Um esforço contínuo que demanda dedicação para alcançar resultados relevantes.
Para isso, uma maneira muito eficiente é a terapia psicológica. Com este acompanhamento será possível identificar as técnicas e estratégias que mais se adequam ao seu perfil e integrá-las de maneira consistente na sua rotina de trabalho.
Assim, você irá aprimorar suas habilidades de compreender e administrar suas próprias emoções, ao lidar com desafios que surgirem, além de desenvolver uma melhor compreensão das emoções do restante da sua equipe, promovendo uma liderança de sucesso e o equilíbrio e bem-estar de todos.
Como psicóloga, estou aqui para ajudar você a encontrar o melhor caminho para elevar seu potencial de liderança através da inteligência emocional e resiliência.
Você pode agendar uma sessão ligando ou entrando em contato pelo WhatsApp, no número: (27) 99978-0990. Nossas consultas podem ser online ou presencialmente, como preferir.
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